A criação do nome do blog partiu do seguinte contexto: “Lixo” (1965) é uma poesia concreta de Augusto de Campos, que está inteiramente relacionada à temática trabalhada por nosso grupo (pessoas em situação de exclusão inseridas em um projeto social); a representação visual da poesia “Lixo” é o dialogo entre duas palavras “Lixo” e “Luxo”, essa segunda é formada por letras reduzidas, conforme observamos na figura abaixo:
De acordo com as características do movimento Concretista, tal obra apresenta um trabalho realizado pelo recurso imagético, ou seja, há a ruptura tradicional do verso e a representação da poesia está ligada ao visual e o sonoro. Partindo de tal contexto em que se insere a poesia, criamos essa relação com nosso projeto e traduzimos para as temáticas abordadas:
A palavra “Lixo” nos remete a situação em que se encontram as pessoas em situação de exclusão e em um dado momento, de acordo com o estudo da perspectiva transformadora, se o mesmo está inserido num projeto social temos como resultado o “Luxo”. O Documentário anglo-brasileiro “Lixo Extraordinário” traduz perfeitamente essa relação e será utilizado por nós como base comparativa com o “Projeto Social Ocas” nos estudos realizados. Ressaltamos o aspecto “transformador” dessas pessoas que estão inseridas num projeto social com o trabalho realizado na poesia concreta “Lixo”, em que o uso da palavra, em sua construção visual, nos faz refletir um dado contexto. Prática social e discurso, tanto da poesia, como do contexto do projeto, nos direcionou a essa criação: Blog “Lixo Luxo”.