sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Apresentação do Projeto


Introdução


  Pretendemos, por meio desse trabalho, analisar o uso de elementos da cinematografia do documentário anglo-brasileiro “Lixo extraordinário” e o contexto de indivíduos em situação de exclusão social, apontando a inserção dos mesmos em  um projeto social e o processo de transformação dentro dessa perspectiva.
 Traremos aqui, por meio de uma leve condução comparativa, alguns apontamentos deste filme que reconduzirão a esse processo de transformação do personagem retratado no documentário. Abordaremos o Projeto OCAS (desenvolvido por uma ONG da cidade de São Paulo) e a situação de um indivíduo inserido na mesma condição social.
Objetivos
·         Gerais
Um novo olhar para a sociedade associando pessoas em situações de exclusão inseridas num projeto social por meio da arte.
·         Específicos
Análise comparativa de um personagem do documentário “Lixo extraordinário” e do indivíduo do Projeto Ocas.
Justificativa

   Buscaremos a temática da pluralidade cultural explicitando “diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira”¹ articulando a “exclusão social”: impossibilidade de acesso e participação na gestão coletiva do espaço público desse indivíduo específico.

Metodologia

   O projeto envolverá pesquisa de campo acerca da temática do documentário e do projeto social Ocas. Abordando pesquisas estatísticas, entrevistas e palestra. Fundamentaremos o projeto com teorias dos gêneros textuais, interdisciplinares e discussões do grupo de trabalho. Todas as etapas serão divulgadas neste blog, com o objetivo de desenvolvimento do estudo.


Cf.: Pluralidade cultural - temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN /MEC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário